CAMPOS DOS GOYTACAZES

“CARIPISTA”  PALAVRA QUE INVENTEI PARA DEFINIR A MIM MESMO, CARIOCA E CAMPISTA.

DO RIO 40 GRAUS PARA A REPÚBLICA DO CHUVISCO.

HOJE ME SINTO PERFEITAMENTE ENGAJADO NESTA CIDADE CHEIA DE HISTÓRIA E POLÊMICA.

FUTEBOL E POLÍTICA, POLÍTICA NO FUTEBOL, FIGURAS MARCANTES E CONTROVERSAS PASSARAM E PASSAM ATÉ ESTA DATA MARCANDO DE VERMELHO O ALVI-NEGRO, O ALVI-ANIL, O ROXINHO E O FINADO RÓSEO-NEGRO, PELA ORDEM, O AMERICANO, GOITACAZ, CAMPOS ATLÉTICO E O RIO BRANCO.

A SITUAÇÃO ECONÔMICA-FINANCEIRA  QUE SE ENCONTRAM OS CLUBES É LAMENTÁVEL, DESMERECEM E ENVERGONHAM OS ATLETAS QUE  DEFENDERAM SUAS CORES, RENOMADOS CRAQUES DA BOLA, DIDI, AMARILDO, PINHEIRO, ACÁCIO, ODVAN, MAIS RECENTEMENTE, BRUNO RANGEL, GIL, ME PERDOEM  OS QUE ESQUECI NO MOMENTO.

LEMBRO BEM DA FORÇA DO FUTEBOL “KABRUNKO” QUANDO ENFRENTAVAM OS GRANDES DA CAPITAL, AINDA MAIS QUANDO O JOGO ERA REALIZADO NA PLANÍCIE GOYTACÁ, OS VISITANTES, AO ENTRAREM NA CIDADE DAVAM DE FRENTE COM A ESTÁTUA DO ÍNDIO COM SEU ARCO E FLECHA APONTANDO PARA O ALTO, COMO SE FOSSE UM LEMBRETE: “AQUI É TERRA DE BRAVOS”.

AS TORCIDAS ENCHIAM OS ACANHADOS ESTÁDIOS QUE SE TORNAVAM VERDADEIROS CALDEIRÕES, A IMPRENSA LOCAL, RESPEITADÍSSIMA POR SINAL, CITO ALGUNS NOMES COMO OLDEMÁRIO TOUGUINHÓ, QUE EU PARTICULARMENTE ADMIRAVA E FAZIA QUESTÃO DE ESCUTAR SUAS FAÇANHAS, ERALDO LEITE, PERROT ENTRE OUTROS, SEM FALAR NO CACIQUE QUE COMANDAVA TUDO ISSO, O CONTESTADOR “CAIXA D”ÁGUA QUE NA ÉPOCA ERA PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

VINHA MUITO PARA CAMPOS A TRABALHO, TANTO PARA FAZER COBERTURA ESPORTIVA COMO PARA O JORNAL NACIONAL, MATÉRIAS DE DESEMPENHO DA PETROBRAS QUE BATIA RECORDES SUCESSIVOS DE EXTRAÇÃO DO PETRÓLEO E GÁS, HOJE VEJO COM TRISTEZA ESSA MEGA EMPRESA MULTINACIONAL ENVOLTA EM ESCÂNDALOS E OS CLUBES DA CIDADE DEPENDENTES DE BENESSES, FICO PENSANDO, SE ERA RUIM COM OS DESMANDOS DO EDUARDO “CAIXA” VIANA, ESTÁ SENDO PIOR SEM ELE, ESTOU ERRADO ?

MAS, APRENDI MUITO AQUI, NO PLANO PESSOAL E TAMBÉM PROFISSIONAL, APRENDI A GOSTAR DESTA TERRA E SUA GENTE, FIZ GRANDES AMIGOS, ADMARDO PEIXOTO FOI O PRIMEIRO,  ME MOSTROU O POTENCIAL TURÍSTICO DA REGIÃO, O IMBÉ E O ÚLTIMO, QUE EU CONSIDERO UMA FIGURA IMPRESCINDÍVEL NA CRÔNICA ESPORTIVA LUIZ CÂNDIDO “O MILONGUEIRO”, COM SUA CAPACIDADE DE INTERPRETAR  E DOMINAR A MÍDIA QUE APRESENTA, APRENDI A SER MAIS MODESTO E JOGUEI A ARROGÂNCIA DA CAPITAL NA BAÍA DA GUANABARA, ME ENSINARAM A VIVER  COM MAIS AMOR NO CORAÇÃO E ISSO EU DEVO A MINHA QUERIDA MAGNA QUE ME DEU UM PRESENTE QUE TANTO QUERIA MEU FILHO CAUE ANTONIO, AINDA TENHO MUITO O QUE APRENDER E O MAIS IMPORTANTE É QUE ME PROPONHO A SER ENSINADO.

CAMPOS DOS GOYTACAZES, TERRA DE “BRAVOS E “BRAVAS”, HOMENS E MULHERES,  OSTENTA NA SUA BANDEIRA  INTRÉPIDA MATRONA.

Deixe um comentário

