“CASO DO WHATSAPP”ENTROU PELO “CANO”

Luiz Cândido Tinôco

 
UM ESTRANHO JULGAMENTO
Aqueles que amam o futebol e, em particular, os torcedores do Americano Futebol Clube, tradicional agremiação esportiva de tantas glórias e conquistas,foram surpreendidos ainda na manhã de hoje, (25),com um fato inusitado ocorrido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva,(STJD),estranhamente tendo por palco o pleno do TJD da Federação Paulista de Futebol.
Ali, no primeiro julgamento da pauta do dia, os senhores auditores analisaram o “Caso do Whatsapp” como ficou conhecido na mídia esportiva.De acordo com o site Globosport.com, houve muita confusão durante os trabalhos no plenário.Diz a matéria que o julgamento começou com meia hora de atraso, em função de engarrafamentos no trânsito da capital paulista.., Os seguidores do É PÁ E BOLA devem estar se perguntando:” O que é que o TJD da Federação Paulista tem a ver com a série B do Rio de Janeiro.?” E eu explico.
O primeiro julgamento ocorrido no Tribunal da Federação do Rio de Janeiro apresentou uma decisão, no mínimo, estranha. O Americano foi absolvido da acusação do Itaboraí de manipulação de resultados nos dois jogos contra o Campos Atlético Associação e que acabaram dando o título de campeão da Taça Corcovado ao “Roxinho” do Parque Leopoldina. Só que, mesmo absolvido, o alvinegro foi condenado a pagar uma multa no valor de 30 mil francos suiços,o que equivalente a 102 mil reais. Ora, como você é considerado culpado e ao mesmo tempo é penalizado com o pagamento de considerável multa ?
O Itaborai recorreu da decisão e o caso foi parar no Pleno do T.J.D; Em novo julgamento o resultado foi mantido, ou seja: o Americano disputaria o triangular final que apontaria os dois clubes que no próximo ano disputariam a série A do Estadual,mas pagaria a tal multa.Mais uma vez o Itaborai recorreu,desta feita para instância superior, o Tribunal Superior de Justiça Desportiva. E pasmem: sob a alegação de o Rio de Janeiro estava sediando os Jogos Olímpicos,o julgamento foi realizado em São Paulo.Vale lembrar que os Jogos do Rio já se encerraram e as Paralimpíadas ainda vão começar em Setembro.
Mas,voltando aos ao julgamento de ontem, os senhores auditores, ainda segundo o Globosport.com, demonstrando desconhecimento da matéria,no momento em votavam,perguntavam detalhes do caso. Um deles chegou a dizer que o Americano fora campeão da Taça Santos Dumont, primeiro turno do Estadual. Na verdade tiveram que explicar que o time campista não foi campeão de nenhum dos dois turnos.
O resultado foi um verdadeiro desastre e um grande balde de água fria no trabalho sério que a diretoria vem realizando,principalmente no seu novo Centro de Treinamento,na Campos-Vitória.Por 6 votos a 1,os auditores decidiram que o Americano deveria ser eliminado do campeonato,com perda de todos os pontos obtidos no segundo turno.A decisão não cabe mais recurso,já que os 6 x 1 foram em última instância. A notícia caiu como uma bomba no CT,dirigentes,funcionários e atletas não querendo acreditar no estavam ouvindo. Algumas pessoas do departamento técnico, e até vários jogadores chegaram às lágrimas.
Na verdade o clube que investiu bastante durante todo o ano estava com um pé na série A do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.Agora,resta saber dos homens da Federação o que vai acontecer. O time não será rebaixado a série C. Pelo menos é o que se espera O Itaborai já estava sendo anunciado à noite, como o terceiro participante do triangular,juntamente com o Nova Iguaçu, campeão da Taça Santos Dumont e o Campos Atlético Associação,campeão da Taça Corcovado O Americano,acusado de manipulação de resultados,está fora.O trabalho terá que recomeçar no ano que vem. E vamos torcer pelo Roxinho Leopoldinense.Afinal,agora, ele será o município de Campos na briga por uma vaga na elite do futebol carioca.; 

luiz candido tinoco e pá e bola

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s